“Estamos a trabalhar o ‘rê’, mãe. Diz lá palavras com ‘rê’...”
“Com ‘rê’… é fácil: ‘o rato roeu a rolha da garrafa do rei da
Rússia’.”
“Que palavra tão comprida…”
“Não é uma palavra Ti, é uma frase.”
“Ah! Já percebi! ‘Rato’,
‘roeu’, ‘rolha’, ‘garrafa’, ‘Rei’ e ‘Rússia’. Boa mãe!”
“Obrigada, filho. Ora diz lá tudo muito rápido.”
“O rato roeu a rolha da garrafa do Rei da Rússia!”
“Muito bem!”
“Agora ao contrário, mãe: ‘Rússia do Rei da garrafa da rolha roeu
o rato’!”
“Boa!”
“Agora mais difícil, umas para cima e outras para baixo: ‘o rato
rolha do Rei’ e ‘roeu garrafa da Rússia’! Hihihi. ‘Roeu garrafa da Rússia’… que
grande disparate.”
“???”
“Umas-para-cima-e-outras-para-baixo, mãe… ‘rato’, ‘rolha’ e ‘Rei’
em cima e ‘roeu’, ‘garrafa’ e ‘Rússia’ em baixo. É fácil.”
“Para mim não é assim tão fácil, muito menos a conduzir...”
“É, é. Tenta lá.”
“Em casa escrevemos as palavras e fazemos isso…”
“Não, agora é mais divertido. Vou puxar só algumas para cima e dizer
ao contrário: ‘Rei roeu o Rato’! Não é boa esta, mãe? Hihihi. ‘O Rei roeu o
rato’!..”
Neste momento, os meus neurónios trintões já curto-circuitaram.
Limito-me a dizer:
“Raio de raciocínio… aí tens duas palavras que também são com
‘rê’.”
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