segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Beckham



Chegaste numa  fria noite de Outono, a um par de anos da viragem do século. Foste dos últimos a nascer e eras encantadoramente diferente de todos os outros. No lugar das malhas negras tinhas salpicos dourados. Quem já tenha criado cachorros sabe que a regra número um para não se sofrer com a partida destes é olhar uma ninhada como um todo. Um todo a quem devemos dedicação e atenção no que respeita à sua saúde, higiene e alimentação. Um todo a quem devemos a procura de um conjunto de futuros donos capazes de lhe proporcionar uma vida feliz. Nunca individualizar. Nunca dar nomes. 

Chamei-te Beckham. Ficaste. 

Revelaste-te um bicho fantástico. Meigo. Simpático. Sereno. Obediente. Podíamos levar-te connosco para todo o lado. Contigo estava sempre tudo bem. Nadavas como poucos e mergulhavas na primeira piscina que aparecesse. No ténis eras o apanhador de bolas de serviço. Também tinhas os teus defeitos. O teu hálito era assassino. Odiavas trovoadas. Irritavas-te com gatos. Gostavas de explorar o desconhecido e partias à aventura sempre que apanhavas um portão aberto. O teu fraco sentido de orientação não te permitia regressar por ti. Com mais ou menos horas de sono perdidas, mais ou menos cartazes espalhados pelas ruas, acabávamos sempre por te encontrar. Regressavas exausto e carente, fingindo não ter intenção de repetir a façanha. 

Entraste na minha vida quando eu estava a entrar na idade adulta e estiveste presente em todas as grandes etapas. O fim do curso. O primeiro trabalho. O André. A mudança para o apartamento. As crianças. Aceitaste a chegada do Tommy, do Ti e da Té sem o mais pequeno sinal de ciúme ou ressentimento. Até à irascível gata Glória deste espaço para que pudesse fazer parte da família.

Partiste durante o sono, numa fria tarde de Outono, dezasseis anos depois de teres chegado. 

O Ti acha que foste um sortudo por teres vivido tanto tempo. Eu sei que o Ti tem razão mas isso não me serve de consolo nem preenche o vazio que deixaste. Uma parte de nós partiu contigo, para sempre. 

Descansa em paz, querido Beckham. Foste o maior dos cães.



















Sem comentários:

Enviar um comentário