segunda-feira, 5 de agosto de 2013

good morning sunshine



Cá por casa, as idas para a cama são uma luta na qual já me dei por vencida. Se em tempo de escola se deitam a horas impróprias, nas férias têm horários que fazem corar de vergonha qualquer pai minimamente sensato.

“Ti… acorda! São quase nove da manhã… a mãe tem de ir trabalhar.”

Vira-se para o outro lado e tapa a cabeça com o lençol. Dirijo-me a paragens mais fáceis.

“Tommy… acorda. Veste-te rápido para ires comer os cereais. Vou acordar a tua irmã.”

Encontro a Té num sono profundo, enroscadíssima, com a cabeça virada para o fundo da cama. Pego-lhe ao colo a levo-a até à casa de banho. Choraminga assim que abro a torneira do lavatório.

“Vamos lá acordar, pequenina…”

“Não qué!”

“Deixa pentear o cabelo…”

“Não qué!”

“Té… a mãe está atrasada… tens de te vestir…”

“Não qué!”

Ao pousar a escova no balcão dou um ligeiro toque numa lata de espuma que, após duas ou três oscilações, sem que eu tenha reflexos rápidos o suficiente para o impedir, aterra na sanita.

“Bolas. Que azar!”

A Té dá uma gargalhada e corre para a sala para contar ao irmão que a espuma da mãe caiu à sanita. Eu preciso de café para acordar e perder o mau humor matinal. Aos meus filhos basta que eu faça um disparate.

Volto ao quarto do Tiago. Destapo-o e puxo-lhe as pernas para fora da cama. Senta-se e começa a desabotoar o pijama. Olha-me de soslaio, por entre as farripas de cabelo desgrenhado, e diz:

“Faltou-te a palavra passe.”

“?”

“Sim, a palavra passe para eu acordar rápido. 5987b.”

“Ah sim? Não sabia dessa.”

Levanta-se e começa a caminhar para a porta.

“Também tens palavra passe para lavar os dentes rápido?”

“Claro, mas hoje não vai ser preciso. Já vi que estás com pressa e não quero que te ‘inrites’. Depois escrevo-te as palavras passe num papel para que não te esqueças.”

Sigo aquela versão robotizada de filho até garantir que está a lavar a cara. Deixo-lhe uns calções e uma t-shirt e vou tomar o meu café. 5987b. Esta já decorei.



Sem comentários:

Enviar um comentário