quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

SITI - Ti's personal SI



O Tiago tem a cabecinha muito bem arrumada. Regra geral, toda e qualquer informação que lhe seja transmitida (desde uma simples cantiga do Phineas e Ferb a um documentário sobre o regime alimentar dos mamíferos marsupiais da Papua-Nova Guiné) é rapidamente absorvida, detalhadamente analisada, criteriosamente processada e eficazmente arquivada numa ‘neuro-gavetinha’ para ser utilizada na primeira oportunidade que se afigurar conveniente.
Há excepções, no entanto. O sistema métrico é um bom exemplo de um assunto que o rapaz ainda não conseguiu ‘arrumar’. A ver:

“Eu já peso 115. O Tomás pesa 145.”

“Quantos quilómetros mede o nosso prédio?”

“Mãããe, a Teresa pode deixar 150 metros e 5 quilos de leite no biberon?”

Resumindo, mete metros (cúbicos) de água cada vez que se aventura no universo do Sistema Internacional de Unidades.

Ao jantar, estou eu a explicar à Teresa que ela não cresce se não comer o frango que tem no prato, quando sou interrompida pelo Ti:

“Cresces na mesma Teresa, não te preocupes. Quando somos crianças estamos sempre a crescer. Sabias que crescemos 10 milésimas por dia?”

A Teresa sorri, aliviada, e empurra o prato para o lado. Volto a puxar o prato para o sítio enquanto pergunto ao Ti:

“Ah sim, espertalhão? Crescemos dez milésimas de quê, já agora?”

A minha pergunta faz-lhe soar uma campainha a alertar a iminente saída de uma unidade de medida desadequada. Pára, respira fundo, e responde:

“Crescemos 10 milésimas de crescimento, de que é que havia de ser?”

Resolvi fazer as contas para tentar perceber se aquelas 10 milésimas tinham alguma correspondência lógica com alguma unidade de medida: durante a infância crescemos em média 5 centímetros por ano o que dá cerca de 0,014 centímetros por dia equivalentes às 10 milésimas de crescimento, ou melhor, a 1 centésima de crescimento.
Regra de três simples: 0,014 centímetros estão para 1 centésima de crescimento assim como 1 metro está para 71,4 crescimentos.
Conclusão: o Ti mede qualquer coisa como 82 crescimentos. Vou atirar esta ao ar, só para lançar a confusão.


Sem comentários:

Enviar um comentário