sexta-feira, 13 de junho de 2014

Festas e Romarias - só para alguns.


Romaria Sta Rita
Ermesinde
6 a 10

A iluminação está montada bem no centro da rotunda. O sol da tarde torna-a praticamente invisível. Não para o Ti, que a tenta decifrar enquanto eu aguardo alguma alma simpática que me dê passagem e me permita deixar o Tommy a horas no treino.

“Ro-ma-ri-a-qualquer-coisa-Rita…o que é uma romaria, mãe?”

“É uma festa. Vão começar as festas da Santa Rita.”

“No castelo?” – pergunta a Té.

“Castelo?! Oh, Teresa, não percebes nada… ali foi onde os pais de casaram…”

“Casáte num castelo, mamã?”

Observo a igreja da Santa Rita e o grande edifício centenário do colégio da Formiga que se desenvolve a norte. Aos olhos de uma criança parece, efectivamente, um castelo de princesas. Não estivesse o Ti no carro e eu até era menina para alimentar a fantasia. Limito-me a confirmar que se trata de uma igreja e não de um castelo. Entramos, finalmente, na rotunda. A Té olha desconsolada o castelo que afinal não é um castelo. O Tommy olha o relógio que já marca uns minutos de atraso. O Ti continua a olhar para a iluminação não iluminada e exclama alegremente:

“E eu tenho sorte!”

"Tens sorte porquê, rapaz?"

Inclina a cabecita e sorri:

“Tenho sorte porque sou o único que pode ir. Seis a dez. Eu tenho seis, posso. A Teresa tem quatro, ainda não pode. O Tomás tem onze, já não pode!”

Podia tê-lo deixado a pensar que o seis a dez se referia a anos de vida e não a dias do mês corrente. Podia, mas não o fiz. E sou capaz de jurar que suspirou de alívio quando percebeu que não ia ter a oportunidade de ir sozinho à Romaria. 


Sem comentários:

Enviar um comentário