segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Jogos fora



Uma mãe de um futuro campeão tem, entre muitos outros requisitos, de estar preparada para semana sim, semana não, encontrar campos de futebol no mais recôndito dos lugares. A saber:

Tem de ser capaz de manter o sangue frio quando tudo falha: quando o GPS fica verde, quando as folhas que o pai tirou do google maps indicam estradas que estão cortadas para obras, quando a sexagenária a quem pede indicações lhe diz carinhosamente “Para o campo do Valadares? Ai filha que vais tão mal!...”

Tem de sorrir ao transeunte que, apesar de não fazer a mais pequena ideia de como chegar ao campo de jogos de S. Pedro de Fins e mesmo estando a chover a potes, arrasta do interior de uma tasca seis amigos para virem ajudar. Tem de aguardar, com a água a entrar pela janela dentro, que o senhor e os seus ruidosos camaradas tentem chegar a um consenso quanto ao melhor caminho. Tem de fazer de conta que percebeu as sete indicações diferentes, desejar a todos um bom resto de fim-de-semana e seguir rumo ao desconhecido.

Tem de ficar grata pela boa alma que se predispõe a ir de carro à sua frente guiando-a até ao campo do Trofense quando afinal o jogo é na Paradela.

Tem de aprender não só a chegar ao campo no mais recôndito dos lugares como a conseguir regressar ao mesmo, findo o tempo de jogo, sem andar uma hora às voltas, perdida por montes e vales.

Tem de conseguir justificar o injustificável a um ‘mister’ incrédulo perante tamanha falta de orientação.

Estou longe mas acredito que estou no bom caminho. Prometo continuar a tentar. Semana sim, semana não.


Sem comentários:

Enviar um comentário