segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Lady Gaga



A Teresinha não disse mais de meia dúzia de palavras até aos três anos, momento em começou a dar largas a um ‘teresês’ que tem vindo a aproximar-se gradualmente do português.
Fosse a minha primeira filha e tinha ido a correr para um terapeuta da fala. Não fui. À terceira já aprendi que não devo procurar por antecipação soluções para problemas que podem nem vir a existir. Estou convencida que o passar do tempo vai trazer-lhe a clareza verbal que ainda lhe falta. Se não trouxer então lá procuraremos ajuda especializada para resolver os ‘f’ e os ‘c’ que saem em ‘p’, os ‘s’ que saem em ‘t’ e os ‘l’ que, pura e simplesmente, não saem.

Amanhã comemora-se o Dia Internacional da Consciencialização para a Gaguez. Nem de propósito, há um par de noites, comentei com o André as dificuldades de arranque que a Té tem em algumas palavras:

“Será que a nossa filha vai ser gaga?”

A Té, que, por mais distraída que pareça estar, tem sempre uma antena à escuta, sem tirar os olhos do Basketeers (única – bendita – série que presentemente reúne consenso entre os três), diz com um ar muito indignado:

“Oh 'iago'! Óviste? A mãe disse que quando eu fô gande vou sê gaga!”

O Ti, não reagiu, primeiro porque não sabe o que a palavra gaga significa, segundo porque, quando está a ver televisão, só reage ao que a irmã diz no instante em que ela se interpõe entre ele e o ecrã. Assim aconteceu. Já de pé, em frente ao televisor e de mão na anca deixou bem claro:

“Quando fô gande não vou sê Gaga. Vou sê Pin-ce-sa!”

2 comentários:

  1. Vim aqui ter por acaso e não costumo comentar mas achei delicioso este diálogo. O meu terceiro (e último) tem agora 4 anos e também foi assim. Até aos 3 anos os irmãos falavam por ele. Para quê gastar saliva. Agora não se cala. Mas também é verdade que ainda troca consoantes e mistura as 3 línguas (a minha, a do Pai e a outra que também se fala aqui onde vivemos). Vou começar a visitar este blog. Adorei a ideia das férias de autocaravana. Já nos tem passado pela cabeça mas ainda não concretizámos. Talvez um dia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Helena, pelas suas palavras tão simpáticas. Vá "aparecendo" :-)

      Eliminar